Parte 2
Para saber como funciona a tecnologia basta entender que a virtualização trabalha sobre os seguintes conceitos: Host, Hypervisor, VM (máquina virtual) e Guest.
O Host é nada mais que o hardware físico cujos componentes como hard disk, memória RAM, processamento ou placas gráficas que serão utilizados para se estabelecer o ambiente virtualizado.
O Hypervisor é o software capaz de criar o ambiente de virtual. Através dele é que se define quanto do recurso do hardware será utilizado para a virtualização, criando então o que chamamos de máquina virtual.
Existem dois tipos comuns de hypervisor: O hypervisor baremetal e hypervisor type 2 (hosted hypervisor).
O primeiro executa a máquina virtual no próprio hardware como se fosse um sistema operacional Exemplos de softwares: Oracle OVM para SPARC, ESXi, Hyper-V e KVM.
O segundo é executado em um sistema operacional convencional (SO), assim como outros programas de computador alguns Exemplos de softwares: VMware Fusion, Oracle Virtual Box, Oracle VM para x86, Solaris Zones, Parallels e VMware Workstation.
Máquina Virtual ou Virtual Machine (VM) é o equivalente virtual de um sistema completo de computador, que é executado isoladamente em um sistema ou hardware.
Através do hypervisor define-se para ela recurso como capacidade de processamento, memória, capacidade de armazenamento, interface de rede e outros recursos provenientes do hardware físico na qual está sendo executada.
O Guest é o sistema operacional (Windows, Linux ou outro) que será executado na máquina virtual criada pelo host de virtualização.