Dados recentes apontam para mais de 22.000 ataques de malware no mês de Janeiro. Os valores correspondem a um ritmo de 736 ataques por dia, ou seja, 31 ataques por hora.

Estes números apontam para um crescimento do cybercrime em Portugal e indicam uma subida na atividade cibercriminosa no nosso país, já que em dezembro se registaram 17 943 ataques de malware, correspondentes a 579 por dia.

Refira-se também que 35% do malware detetado foi zero day, enquanto os restantes 65% dizem respeito a malware conhecido.

Ainda segundo a monitorização do cibercrime em Portugal feita pelo WatchGuard Threat Lab, as tentativas de ataques de rede dispararam.

O valor passou assim das 4162 tentativas de dezembro para as 19.233 em janeiro, numa frequência de 620 ataques por dia, 26 ataques por hora.

Em contra partida os ataques de Ransomware continuam a ser um problema grave, no entanto, estes números estão em queda, e a principal razão prende-se ao facto das empresas não quererem pagar os valores pedidos pelos os hackers. Preferindo perder o acesso aos dados, e utilizar backups mais antigos dos dados roubados.

Se tem problemas de rede, ou necessita de mais segurança para salvaguardar a sua base de dados, a TRUENET é especializada nesse campo, entre em contato para apresentarmos as mais variadas soluções, para a sua segurança.